11 de abr. de 2012



Wislawa Szymborska
(pronuncia-se mais ou menos Vissuáva Chembórska)
nasceu em 1923, no vilarejo de Bnin, hoje parte de
Kórnik, uma pequena cidade próxima a Poznán, na Polónia. 
(poemas)



A Vida na Hora

A vida na hora.
Cena sem ensaio.
Corpo sem medida.
Cabeça sem reflexão.

Não sei o papel que desempenho.
Só sei que é meu, impermutável.

De que se trata a peça
devo adivinhar já em cena.

Despreparada para a honra de viver,
mal posso manter o ritmo que a peça impõe.
Improviso embora me repugne a improvisação.
Tropeço a cada passo no desconhecimento
das coisas.
Meu jeito de ser cheira a província.
Meus instintos são amadorismo.
O pavor do palco, me explicando,
é tanto mais humilhante.
As circunstâncias atenuantes me parecem
cruéis.
                                                 
Não dá para retirar as palavras e os reflexos,
inacabada a contagem das estrelas,
o caráter como o casaco às pressas abotoado -
eis os efeitos deploráveis desta urgência.

Se eu pudesse ao menos praticar uma quarta-feira
antes ou ao menos repetir uma quinta-feira outra vez!
Mas já se avisinha a sexta com um roteiro que não
                                                                        [conheço.

Isto é justo-pergunto
(com a voz rouca
porque nem sequer me foi dado pigarrear
nos bastidores).

É ilusório pensar que esta é só uma prova rápida
feita em acomodações provisórias. Não.
De pé em meio à cena vejo como é sólida.
Me impressiona a precisão de cada acessório.
O palco giratório já opera há muito tempo.
Acenderam-se até as mais longínquas nebulosas.
Ah, não tenho dúvida de que é uma estreia.
E o que quer que eu faça,
vai se transformar para sempre naquilo que fiz.

Wislawa Szymborska




Ganhadora do prêmio Nobel de literatura
de 1996 (premiação justa diga-se de passa-
gem), a polonesa Wislawa Szymborska
sempre escreveu pouco. Beirando os noventa
anos, toda sua produção, que cabe num volu-
me relativamente pequeno, pode ser lida em
um dia ou dois, mas requer tempo para ser de
fato apreciada. E isso não porque ela "escreve
difícil", pois , para os poetas poloneses nascidos
no entreguerras, quando seu país ressurgiu das
ruínas de três impérios, não havia crime ou pe-
cado maior que o hermetismo, a obscuridade.
Pelo contrário: seus versos, que, lúcidos e
acessíveis, nunca recorrem a referências esoté-
ricas e a passes verbais de mágica, desdobram-se
quase como equações lógicas cuja argumentação
pode ser acompanhada por qualquer um. Nem
por isso se trata de uma poesia fácil, no sentido
de feita com facilidade. Sua arte, que é da con-
tenção, da economia e da reticência, pressupõe,
em cada poema uma intencionalidade meticulosa-
mente pensada e, portanto, uma prolongada 
gestação. A polonesa só escreve seus poemas 
necessários e os escreve apenas uma vez, vale
dizer, ela inventa procedimentos novos para cada
um deles e não os repete nem os converte, como
fazem bardos menores, em matriz xerográfica
de dúzias de poemas similares...

Trecho da orelha do livro, escrito 
por Nelson Ascher.




Related Posts with Thumbnails